top of page
Buscar

Festival de Capoeira “A Paz que Vem da Ginga” movimenta 350 atletas em Ponte Nova

  • Foto do escritor: Rafael Pacheco
    Rafael Pacheco
  • 22 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Entre os dias 1º e 6 de dezembro, Ponte Nova sediou o Festival de Capoeira: “A Paz que Vem da Ginga”, um evento esportivo que promoveu a prática da capoeira como modalidade física estruturada, reunindo 350 atletas de diferentes idades e níveis de experiência.

A organização do evento foi do Núcleo de Ponte Nova da Fundação Internacional de Capoeira Artes das Gerais - FICAG/PN, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponte Nova, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

As atividades foram realizadas em diversos locais do município, como a APAE Ponte Nova, a Escola Nossa Senhora Auxiliadora, CEU DAS ARTES e a Fundação Menino Jesus, com programação voltada À prática da capoeira como cultura de paz, desenvolvimento da coordenação motora, força, agilidade, equilíbrio e condicionamento físico, fundamentos essenciais da capoeira enquanto prática esportiva.

O festival teve forte caráter inclusivo, com a participação de 127 atletas com deficiência (PCD) e 7 atletas idosos, evidenciando a capacidade da modalidade em se adaptar a diferentes perfis, respeitando limites físicos e promovendo a prática segura e orientada da atividade esportiva.

Além dos participantes de Ponte Nova, o evento contou com atletas de Muriaé, Mariana, Montes Claros, Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, São João del-Rei, Oratórios, Urucânia, Santo Antônio do Grama e Viçosa, fortalecendo o intercâmbio esportivo regional e ampliando o alcance da capoeira como modalidade organizada.

Ao longo dos seis dias, foram realizadas rodas esportivas orientadas e atividades práticas, priorizando a execução dos movimentos, a disciplina esportiva, o respeito mútuo entre os

e a integração entre as delegações participantes.

O Festival de Capoeira “A Paz que Vem da Ginga” reafirma Ponte Nova como um município comprometido com o desenvolvimento do esporte, valorizando modalidades que unem atividade física, inclusão e promoção da saúde.

Parte dp grupo de capoeiristas, no Ginásio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora
Parte dp grupo de capoeiristas, no Ginásio da Escola Nossa Senhora Auxiliadora

 
 
 

Comentários


bottom of page